O auxiliar administrativo é uma das profissões mais vistas e procuradas em sites de emprego. Afinal, esta é uma função extremamente necessária em empresas e escritórios. Consequentemente a remuneração para este profissional também se torna atrativa.
Portanto, se você se interessa por essa área chegou a hora de saber detalhes sobre a função do auxiliar administrativo. Por aqui falaremos das atividades exercidas por esse profissional, como se tornar um deles, mercado de trabalho, salário e mais.
Continue conosco e saiba tudo sobre!
O que faz um auxiliar administrativo?
Acima de tudo, vamos entender as funções deste profissional. Afinal, como diz o próprio nome o auxiliar administrativo é aquele que oferece apoio ao setor administrativo de uma empresa.
Portanto, este profissional pode trabalhar em diferentes organizações dos mais variáveis portes e segmentos. O suporte oferecido pelo auxiliar administrativo abrange logística, compras, financeiro, estoque, marketing e todo setor existente dentro de uma empresa.
Sendo assim, as funções do auxiliar administrativo podem variar conforme o segmento da empresa em que trabalhará. Portanto, caso você venha trabalhar em um consultório médico provavelmente terá maior afinidade com guias médicas, sistemas de plano de saúde dentre outras ferramentas deste setor.
Tarefas comuns do Auxílio Administrativo
Embora as atividades e ferramentas possam variar de um segmento para outro, elaboramos a seguir as tarefas comuns praticadas por todo profissional auxiliar administrativo.
Confira a seguir:
- Elaboração e gerenciamento de agenda;
- Atendimento telefônico, por e-mail e presencial;
- Estruturação e organização de documentos;
- Digitação de documentos;
- Serviços financeiros;
- Participação de reuniões quando solicitado;
- Recepção interna de clientes e visitantes na empresa;
- Verificação de entrada e saída de correspondências, etc.
Curso para ser um auxiliar administrativo
Para se tornar um profissional auxiliar administrativo é preciso possuir conhecimento básico no pacote Office como, por exemplo, Word, Excel Power Point. Além disso, o cargo também exige formação de nível médio.
Contudo, para maior destaque no mercado de trabalho o interessado em atuar na área pode fazer um curso superior do tipo bacharelado ou tecnológico. Depois também há cursos complementares.
Universidades referência
Elaboramos a seguir uma breve lista das universidades referência no MEC. Afinal, lembre-se de pesquisar sobre o centro educacional no Ministério da Educação no qual pretende estudar. Afinal, é de extrema importância que a faculdade possua boa pontuação.
- UNICID (Universidade São Paulo);
- UNOPAR (Universidade Norte do Paraná);
- ANHANGUERA (Centro Educacional Anhanguera);
- Cruzeiro do Sul Virtual (EAD).
Para conferir a pontuação de onde pretende estudar basta acessar o site oficial do MEC neste link e digitar o nome e endereço.
Mercado de trabalho
Conforme citado no início deste artigo, o profissional auxiliar administrativo é uma dos mais buscados no mercado de trabalho. Afinal, por ser uma profissão versátil é necessário que uma empresa possua um auxiliar administrativo.
Por isso, este é um setor com grande porcentagem de empregabilidade. Sendo assim, o salário varia entre R$1.500 e R$3.000. No entanto, vale lembrar que quanto maior seu conhecimento e experiência maior seu salário.
Por isso, vale a pena obter conhecimento constante.