Como cursar medicina no exterior? Confira melhores dicas!

Como cursar medicina no exterior? Confira melhores dicas!

Publicidade

Sabemos que a medicina é uma profissão bastante tradicional que torna o curso um dos mais concorridos do país por meio de vestibulares para ingresso em instituições de ensino não apenas públicas como particulares.

Publicidade

Consequentemente, quem possui condição para ingressar nas universidades privadas acabam optando pela formação paga que possui mensalidade de aproximadamente R$12 mil.

Publicidade

Contudo, nem todos possuem estrutura financeira para isso. Portanto, recorrem à graduação no curso de medicina no exterior. Você também carrega o sonho de se formar em medicina mas não dispõe do alto custo das mensalidades para isso e opta pela curso fora do Brasil?

Continue conosco, neste conteúdo falaremos sobre como estudar medicina gratuitamente fora do Brasil, melhores universidades e mais!

É possível cursar medicina gratuitamente no exterior?

Primeiramente, vamos iniciar nosso conteúdo informativo com uma das perguntas mais feitas entre estudantes que desejam se graduar em medicina fora do Brasil.

Portanto, estudar medicina no exterior sem pagar nada é possível sim. Pois na Alemanha existem bolsas de estudos integrais, ou seja, não existe nenhum tipo de cobrança para os estudantes.

Entretanto, há outros países em que os custos para cursar medicina são consideravelmente mais baixos como, por exemplo, universidades públicas na Noruega que cobram apenas taxas semestrais para universitários internacionais que estejam a cursar a graduação, mestrado ou PhD.

Principais universidades de Medicina no exterior

Embora muitos pensem que estudar fora seja mais caro, é importante levar em consideração como o estudante ingressa nessas universidades internacionais. Além disso, há um ponto extremamente importante em que o universitário levará em seu currículo: o intercâmbio.

Afinal, este é um ponto bastante observado no mercado de trabalho, pois além da graduação e segunda língua a vivência fora acrescenta importante valor ao profissional.

Portanto, se tratando das melhores universidades do exterior pontuamos a seguir um estudo divulgado pela Quacquarelli Symonds. Uma empresa britânica especializada em análise de instituições de ensino superior no mundo. Confira a seguir:

  • Universidade de Oxford;
  • Johns Hopkins University;
  • Universidade de Harvard;
  • Universidade de Cambridge;
  • Universidade de Stanford.

É possível cursar medicina no exterior pelo Enem?

Sim! Contudo, dependerá muito da instituição de cada país. As universidades referência citadas nos tópicos acima não aceitam alunos por meio do Enem, afinal possui sua própria seleção.

Entretanto, em alguns países os processos são bem parecidos com o Enem, contudo, não aceitam o exame brasileiro. Exemplo disso é a Alemanha que aplica um exame chamado Abitur, bastante parecido com o Enem.

Em suma, o país onde mais é aceito o Enem como forma de ingressar no curso de medicina é Portugal. Isso acontece devido a um tratado entre os governos, no entanto, vale lembrar que cada instituição define suas regras bem como nota para aceitar o aluno.

VEJA TAMBÉM: Jovem Aprendiz Atacadão – Saiba como participar!

Leave a Comment