Freelancer – Tudo sobre salário, rotina e o modelo de trabalho.

Publicidade

A modalidade de trabalho freelancer tem ganhado enorme espaço no mercado de trabalho nos últimos tempos. Afinal, tornou-se uma maneira de garantir uma renda extra a quem já possui trabalho fixo além de fonte de renda principal para o profissional que opta por atuar de forma autônoma.

Publicidade

Por isso, estima-se que aproximadamente 5 milhões de profissionais brasileiros atuam como freelancer no Brasil. Este número cresceu consideravelmente após a pandemia causada pelo Covid-19.

Publicidade

Mas afinal, o que é freelancer, quais a vantagens em comparação a um trabalho fixo? Quanto ganha e como encontrar trabalho? Saiba tudo neste conteúdo!

Freelancer

Freelancer quer dizer autônomo em inglês. Portanto, quem presta serviço e gera renda por demanda sem qualquer vínculo empregatício com empresas atua como autônomo. Ou seja, não trabalha como CLT com registro em carteira de trabalho.

Sendo assim, o freelancer trabalha em um projeto, um ou mais dias nele e a entre do mesmo. Este é basicamente o modelo de trabalho de um freelancer.

Pontos positivos

Como toda e qualquer profissão em diferentes modelos de atuação, há prós e contras. Por isso, elaboramos os pontos positivos e negativos do freelancer. Confira a seguir:

  • Flexibilidade de local e horário de trabalho;
  • Você é seu próprio chefe;
  • Você escolhe seus clientes;
  • Possibilidade de ganhar mais.

Pontos negativos

  • Exige organização e disciplina;
  • Não possui direitos trabalhistas;
  • Não tem contato físico com colegas de trabalho.

Salário de um freelancer

O salário de um profissional freelancer pode variar de um mês para outro. Afinal, a remuneração acontece na entrega de cada projeto conforme as horas e trabalho executado.

Sendo assim, diferentes fatores influenciam na soma total desta renda como: área de atuação, nível de experiência, valor cobrado da sua hora de trabalho e urgência da entrega.

Portanto, a dica para iniciantes é realizar uma pesquisa sobre valores cobrados na sua área de atuação.

Como trabalhar como freelancer?

Em suma, atuar como freelancer exige conhecimento na área e principalmente divulgação do seu trabalho. Portanto, a dica ideal é iniciar este processo se cadastrando em plataformas voltadas para este perfil profissional.

Posteriormente, é possível fidelizar os clientes que procuram pelo seu trabalho e assim manter o contato com os mesmos tornando-os seus clientes fixos.

Veja a seguir 11 sites para se cadastrar e abraçar suas primeiras oportunidades:

  1. Landing Jobs;
  2. Remotar;
  3. Italki;
  4. Balck Vagas;
  5. Trampos;
  6. Virtual Vocations;
  7. Jobatus Brasil;
  8. Workana;
  9. UpWork;
  10. Authentic Jobs;
  11. Working Nomads.

Gostou do nosso conteúdo? Deixei seu comentário aqui e não se esqueça de compartilha-lo com quem também se interessa pela área freelancer.

Leave a Comment