Quem procura pelo primeiro emprego precisa saber que saber as diferenças entre o Programa de estágio e o programa de Aprendiz Legal no CIEE.
Antes de tudo é necessário apenas uma pergunta principal, qual o seu nível de ensino? Se for médio você será colocado em um programa de aprendizagem, se for superior você será indicado para um estágio. Além disso, para entender o que precisa para conseguir uma vaga e ter o seu primeiro emprego é necessário entender as exigências.
Por isso, elaboramos este artigo para mostrar as características de cada um dos programas para que você consiga entender as diferenças entre o Programa de estágio e o programa de Aprendiz Legal no CIEE. Acompanhe artigo e saiba maiores detalhes.
Jovem Aprendiz
Acima de tudo, o programa Jovem Aprendiz é uma maneira que o Governo Federal tem de fazer o jovem sem experiência conseguir um primeiro emprego de maneira segura e legal. Por isso, empresas de grande e médio porte, devem ter de 5 a 15% das vagas destinadas a esses profissionais de primeiro emprego.
Portanto, pessoas que ainda não tiveram experiência profissional comprovada em carteira e estejam cursando ou concluído o ensino médio podem acessar uma vaga de emprego.
Portanto, no CIEE o estudante do ensino médio pode conseguir um emprego de maneira mais viável. Por isso, existem parcerias com empresas ligadas diretamente ao Centro de Integração Empresa-Escola.
Por isso as vagas de jovem aprendiz para esse nível são mais específicas, além de ter a indicação e preparação do centro antes. Colocando o jovem no mercado de trabalho de maneira gradativa, principalmente por dar suporte técnico antes para o profissional sem experiência.
Estágio
O estágio é voltado para profissionais que sabem o que querem e estão se graduando, com isso as oferece a primeira vaga profissional para adquirir experiência. Então, o estagiário vai ganhar vivência e poderá aprimorar as técnicas aprendidas nas aulas que faz. Com isso, é a primeira porta de trabalho na sua área, para entender qual ambiente irá atuar quando se formar.
Então, com o tempo se tornando cada vez mais profissional e principalmente estar preparado para o mercado de trabalho.
O CIEE pode te ajudar nisso por conta das parcerias igualmente como as dos jovens aprendizes.
A diferença principal é que no estágio, a empresa procura um profissional para uma determinada função mais específica. Dando assim, ao profissional um primeiro contato com a sua área de atuação no mercado de trabalho.
Como se inscrever nos programas?
Em suma, todos que quiserem se inscrever no programa jovem aprendiz ou para o espaço de estágio devem ir ao site do Centro de Integração Empresa-Escola.
Com isso ter acesso ao cadastro e esperar o restante da candidatura. Além disso, você pode conseguir emprego em outros lugares também. Gostou da dica? Possuir conhecimento na diferença entre os programas é bastante importante, afinal é preciso orientar-se para uma caminhada profissional mais clara e objetiva.