O programa Jovem Aprendiz Americanas é direcionado aos jovens que não possuem experiência no mercado de trabalho. Entenda!
Ingressar no mercado de trabalho sem possuir experiência profissional é uma tarefa um tanto quanto difícil, pois sabemos que em processos seletivos o candidato com conhecimento na vaga concorrida e bagagem profissional conquistará a oportunidade oferecida. Mas e os jovens que buscam pela sua primeira oportunidade de emprego? Como iniciar sua vida profissional sem possuir conhecimento básico até mesmo para uma entrevista de emprego?
Essa é uma questão bastante frequente entre os jovens que almejam sua independência financeira bem como conhecimento para uma carreira de sucesso. Afinal, é no primeiro emprego que aprendemos muita coisa e especialmente na prática, não é mesmo!
Por isso, o Governo Federal possui um programa voltado para esses jovens para inseri-los no mercado de maneira segura e legal. O Programa Jovem Aprendiz foi criado em 2000 e passou a valer como Lei do Aprendiz em 2005 quando determina que empresas de médio e grande devam possuir em seus quadros de funcionários de 5% as 15% de jovens aprendizes. Por isso a renomada Lojas Americanas é uma das grandes parceiras do programa.
Jovem Aprendiz Americanas
Quem não conhece as Lojas Americanas, não é mesmo! A empresa de origem brasileira que atua no segmento varejo está no mercado desde 1929 oferecendo produtos dos mais variado setores com ótimos preços e qualidade em atendimento. Seu crescimento é constante e atualmente é uma das empresas mais valiosas do Brasil. Afinal, suas ações e compras de outras empresas se somam a cada dia. Portanto, atualmente possui aproximadamente 1.700 lojas físicas espalhadas pelo Brasil além de possuir forte atuação no e-commerce.
Portanto, iniciar a vida profissional em uma empresa como essas é sinônimo de sucesso, não é mesmo! Continue conosco e saiba mais detalhes sobre como participar e requisitos a serem atendidos.
Critérios para participar do Aprendiz Americanas
Depois disso, é extremamente importante falarmos sobre os requisitos que o programa exige. Afinal, assim como as empresas devem atender a lei do aprendiz o jovem também deve estar devidamente alinhado com os critérios do programa. Confira quais são a seguir:
- Estar dentro da faixa etária exigida que é de 14 a 24 anos.
- Ser estudante do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, ter uma boa continuidade escolar e um exímio desempenho;
- Demonstrar desempenho e com vontade de aprender.
Entretanto neste programa todos os candidatos com condição econômica de carência terão prioridade. Assim como é feito em todo segmento de seleção de todo Jovem Aprendiz. Em suma o contrato de emprego é de 2 anos, dependendo do seu esforço você poderá ser efetivado.
Acima de tudo este programa incentiva jovens inexperientes a ficar na escola, além de estar no mercado de trabalho. Portanto, não participa do programa quem não estuda.
Benefícios Oferecidos
São obrigatórios e contidos em lei todos os seguintes benefícios pagos ao Jovem Aprendiz Americanas:
- Salário mínimo;
- 13º salário;
- Férias remuneradas e coincidentes com as férias escolares;
- Vale-transporte;
- Carteira de trabalho assinada;
- FGTS;
- Curso de capacitação profissional.
Inscrição
Em suma, para se tornar um Jovem Aprendiz Americanas basta acessar o site oficial da empresa aqui e selecionar a opção “Programas para Estudantes” e seguir com a sua inscrição anexando seu currículo de jovem aprendiz. Lembre-se de que este programa é voltado para jovens inexperientes. Portanto, seu currículo não precisa conter informações extraordinárias sobre conhecimento e experiência, afinal você ainda não as possui. Para concluir, finalize seu cadastro e aguarde o retorno do setor responsável! Seja positivo e boa sorte!