O Programa Jovem Aprendiz foi criado em 2000 pelo Governo Federal tornando-se um projeto exclusivamente brasileiro que possui objetivo principal inserir jovens inexperientes com idade entre 14 e 24 anos no mercado de trabalho de maneira segura e dentro da lei.
Afinal, o trabalho infantil e juvenil ultrapassa a marca de oito milhões ainda no século XXI.
Após a criação do mesmo, definições e adaptações sobre como funcionaria e qual lei regeria o projeto.
Levou-se alguns anos para ser implementado e posteriormente, aplicado nacionalmente nas empresas parceiras que devem atender a requisitos, bem como a lei para se tornar uma parceira do programa que já abriu portas a mais de 3,5 milhões de jovens a procura do primeiro emprego.
Portanto, o projeto passou a valer em 2005.
Como funciona o programa?
Acima de tudo, é importante entendermos como o programa é exercido nas empresas abrindo portas então aos jovens interessados.
Portanto, a lei do aprendiz determina que empresas residentes em território nacional devam possuir em seus quadros de funcionários de 5% a 15% de jovens aprendizes.
Posteriormente, essa contratação terá duração máxima de até dois anos e durante essa jornada o jovem receberá capacitação profissional na área em que estiver atuando além de benefícios trabalhistas previstos na legislação como: salário compatível com o cargo, férias, vale refeição e condução, décimo terceiro, registro em carteira de trabalho entre outros que podem variar de uma empresa para outra.
Empresas parceiras
Elaboramos a seguir algumas das empresas parceiras do programa. Confira a seguir quais são e um pouco de suas histórias.
Jovem Aprendiz Americanas
Fundada em 1929 na cidade de Niterói, Rio de Janeiro.
As Lojas Americanas é a quarta maior empresa do segmento varejo no mundo. Por isso, possui 1.700 lojas espalhadas pelo Brasil atendendo consumidores de diversas regiões com milhares de produtos em lojas físicas e online. Afinal, tudo, a toda hora e em qualquer lugar diz tudo sobre sua atuação no mercado.
A renomada empresa é uma das fortes parceiras do Programa Jovem Aprendiz, portanto, iniciar a vida profissional em uma marca como essas é sinônimo de sucesso.
Jovem Aprendiz Atacadão
Depois disso, a rede de origem brasileira de supermercados atacado-varejista pertencente ao grupo Carrefour também possui parceria com o projeto.
Fundada em 1962, possui aproximadamente 200 lojas distribuídas em 26 estados brasileiros além do distrito federal o modelo deste grande mercado também foi exportado para alguns países como: Marrocos, Espanha, Colômbia, Romênia e Argentina.
Esta é a única rede de atacado e varejo presente em todos os estados brasileiros. Em outras palavras, é possível participar do Jovem Aprendiz Atacadão em qualquer estado do Brasil.
Jovem Aprendiz Senac
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) é uma instituição brasileira que atua na educação profissional e é aberta a sociedade.
A entidade criada em 1946 nasceu com a missão de preparar pessoas e negócios para o mercado através do conhecimento Serviços, Comércio de Bens e Turismo.
Portanto, ao longo de setenta anos o SENAC se fez presente em todos os estados do Brasil preparando mais 40 milhões profissionais.
Jovem Aprendiz Senai
Embora sejam bastante confundidos não apenas nas modalidades, bem como nos Programas de Aprendizagem Senai e Senac possuem sim diferenças.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) também é uma instituição privada brasileira. Contudo, é isenta de fins lucrativos.
Criado em 1942 por um decreto, o Senai é uma das instituições educacionais mais importantes do Hemisfério Sul.
Por isso, no decorrer desses anos a instituição já formou milhares de profissionais no setor industrial. Portanto, a diferença entre as formações e os programas de aprendizagem é: Jovem Aprendiz Senai atua na formação de profissionais da indústria e Jovem Aprendiz Senac forma profissionais para o comércio.
Jovem Aprendiz Melissa
A marca nasceu em 1979 através da empresa brasileira Grendene.
Desde então, sua expansão é constante tornando a marca além de querida por seus consumidores muito bem posicionada no mercado aplicando ações de sustentabilidade, por exemplo.
Embora a Melissa possua considerável fatia do mercado brasileiro a mesma foi uma das primeiras marcas do mundo a criar coleções colaborativas alcançando então assinaturas de grandes nomes da mota internacional.
Portanto, com tamanha repercussão positiva no mercado nacional e internacional fazer parte do time Melissa é o desejo de muitas pessoas.
Jovem Aprendiz Renner
Em 1922, nascia a loja que tem todos os estilos. Assim como diz seu slogan: Você tem seu estilo, a Renner tem todos. A marca se tornou bastante forte no decorrer dos anos expandindo seu modelo de negócio para outras marcas como YouCom, loja voltada para o público jovem, Realize Soluções Financeiras.
Empresa na qual oferece serviços de seguro e créditos entre outros negócios.
Atualmente, a marca conta com 600 lojas pelo Brasil, 9 no Uruguai e 4 na Argentina.
Ou seja, as Lojas Renner ocupa uma posição bastante importante no mercado e por isso é forte parceira do programa Jovem Aprendiz.
Jovem Aprendiz Globo
A rede de televisão comercial aberta rede Globo é a segunda maior emissora comercial do mundo estando presente em aproximadamente 99,5% da população brasileira.
Além disso, se fazer presente também no exterior como TV Globo Internacional. Parceira do programa, a emissora é bastante desejada entre os jovens que se identificam com a área da comunicação.
Jovem Aprendiz SBT
O Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) é a segunda emissora aberta mais assistida do país. Fundada pelo conhecido apresentador e animador Silvio Santos possuindo 114 emissoras próprias além das afiliadas em todo o país.
Posteriormente, pesquisas apontam que a empresa é considerada uma das melhores do país neste segmento para trabalhar.
Dúvidas frequentes sobre o Programa
É possível trabalhar mais de uma vez como aprendiz?
Primeiramente, a resposta é sim. Contudo, o jovem não deve ultrapassar a idade estipulada bem como o tempo de duração do programa. Ou seja, pode-se trabalhar um ano e uma empresa e mais um ano em outra empresa.
Quantas horas trabalha um aprendiz?
O jovem participante do programa possui uma jornada trabalhada de 4h à 6h diárias.
Contudo, após a conclusão dos estudos é possível que o mesmo trabalhe 8h. No entanto, vale lembrar que o aprendiz não pode realizar hora extra além de não poder trabalhar entra 22h e 5h.
Quais os benefícios?
Em suma, conforme citamos brevemente no início deste artigo.
O jovem participante do programa de aprendizagem possui direitos trabalhistas. Confira alguns dos principais a seguir:
- INSS
- 13º salário;
- Férias;
- Salário compatível com o cargo;
Depois disso, é importante ressaltar que além dos benefícios garantidos acima, é comum que algumas empresas disponibilizem mais benefícios ao jovem como, por exemplo, vale refeição, plano odontológico, vale transporte, entre outros.
VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR: Freelancer – Tudo sobre salário, rotina e o modelo de trabalho.